Chamada pública


CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

                        A Comissão Organizadora da II Semana de Relações Internacionais UNIFESP-UFABC torna público o procedimento para apresentação de Comunicações. Pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação poderão inscrever pesquisas concluídas ou em andamento para comunicação oral. Os trabalhos devem se articular com os Grupos Temáticos descritos abaixo:
GT – 1. Política Externa Brasileira
GT – 2. A Política Internacional das Grandes Potências e dos Países Emergentes
GT – 3. Integração Regional
GT – 4. Economia Política Internacional
GT – 5. Segurança Internacional
GT – 6. Migrações e refugiados
GT – 7. Direitos Humanos
GT – 8. Governança Global

1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. As propostas para apresentação de trabalhos nos grupos temáticos deverão ser enviadas por meio do e-mail segundasemana.ri@gmail.com até o dia 23 de outubro de 2016. [ Data prorrogada para 30 de outubro de 2016  ].
1.2. O título do e-mail deve conter o número do Grupo Temático que o autor deseja se inscrever seguido do nome e sobrenome. Exemplo: GT2_José da Silva. No corpo do e-mail, como 2ª opção, o(s) autores (s) poderão indicar outro Grupo de Trabalho ao qual consideram pertinente  a inserção de seu trabalho.
1.3. Serão aceitos trabalhos com no máximo dois autores, ou um autor e um orientador, para no máximo um grupo temático.
1.4. A inscrição será efetivada apenas se houver o envio do texto completo a ser apresentado. O texto deverá seguir as normas explicitadas no item 4 dessa Chamada.

2. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE
2.1. Cada proposta será analisada por membros da Comissão Organizadora do evento. Caso o trabalho não atenda aos critérios de pertinência e qualidade, o mesmo será recusado pela referida Comissão. O resultado da análise (aceite) estará disponível na página http://iisemanari.blogspot.com.br/ a partir do dia 31 de outubro de 2016.

3. DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
3.1. Cada trabalho terá o tempo máximo de 15 (quinze) minutos para apresentação. Após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para arguição dos presentes.
3.2. A programação da apresentação dos trabalhos nos grupos temáticos será divulgada na página http://iisemanari.blogspot.com.br/ a partir do dia 31 de outubro de 2016.

4. DAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS COMPLETOS
4.1. O texto deve ter entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas, ser editado em Word for Windows, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre as linhas de 1,5 justificado, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm e dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4).
4.2. O texto deverá conter os seguintes itens e informações:
4.2.1. Título: em negrito, com letras maiúsculas e centralizado.
4.2.2. Autor: nome completo com as iniciais em letra maiúscula, alinhado na margem direita da folha. Se houver mais de um autor, seu nome deverá vir abaixo da afiliação institucional do primeiro autor. O mesmo se aplica ao orientador, se for o caso. O primeiro nome deverá ser o do autor que fará a apresentação oral do trabalho.
4.2.3. Afiliação institucional (curso, departamento e faculdade aos quais cada um dos autores está vinculado) colocada abaixo do nome de cada autor. Caso o segundo nome seja o do orientador, indicar logo após a afiliação.
4.2.4. Apoio financeiro: mencionar o nome da(s) agência(s) financiadora(s) da pesquisa, quando for o caso, abaixo da afiliação institucional.
4.2.5. Resumo: máximo de 250 palavras digitadas em parágrafo único, com espaçamento simples entre as linhas, sem utilização de referências bibliográficas.
4.2.6. Palavras chaves: máximo de três, colocadas após o resumo e alinhadas na margem esquerda da página.
4.3. O texto deverá seguir as normas da ABNT e estar de acordo com as normas de ortografia e gramática da língua portuguesa. As notas de rodapé deverão ser reduzidas ao mínimo (apenas as explicativas) e as referências bibliográficas deverão ser restritas as que forem citadas no texto. As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão ser colocadas entre parênteses, indicando a página quando necessário (SILVA, 2010, p. 5). Se o nome do autor estiver citado no corpo do artigo, indicam-se entre parênteses apenas o ano e a página.
4.4. A Comissão Organizadora fará a seleção de alguns textos para a publicação na plataforma do evento.
IMPORTANTE: Ao enviar o texto completo, o(s) autor(es) estarão autorizando a sua possível publicação na plataforma do evento.

5. DOS CERTIFICADOS
5.1. Serão enviados por e-mail aos autores que efetivamente realizarem a apresentação oral.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. A presente Chamada passa a ser válida a partir da data de sua publicação pela plataforma do evento.
6.2. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Científica do Evento.




Osasco, 01 de setembro de 2016.







Para fazer sua inscrição na II Semana de RI, acesse: http://phpu.unifesp.br/acad/siex/php/main.php?page=INS&in&opcao=ABR&acao=2&code=12501