Apresentação do evento e créditos da organização


Evento científico realizado no município de OSASCO, estado de São Paulo, entre 07 e 09 de novembro de 2016, no campus da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos cursos de Relações Internacionais da UFABC e da UNIFESP, assim como pesquisadores docentes e discentes de outros cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais de outras Instituições de Ensino Superior, além de pesquisadores, docentes e discentes de áreas correlatas como Economia, Ciência Política, História, Geografia e Direito. O evento também será aberto à participação dos professores da rede pública e privada de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Osasco. Será realizado em parceria com a Prefeitura do Município de Osasco e contará com grande divulgação, especialmente para este público, por parte da Coordenadoria de Relações Internacionais e Secretaria de Educação da cidade. 

O curso de Relações Internacionais foi criado recentemente em ambas instituições, entre 2011 e 2012. No caso da UNIFESP, no novo campus de Osasco, a implantação do curso integra seu processo de consolidação como universidade plena. No caso da UFABC, uma nova instituição que tem o curso como parte integrante da área de Ciência Humanas. Ambas com projetos político-pedagógicos sólidos, multidisciplinares e inovadores, reconhecidos com nota máxima 5 pelo MEC/INEP.

A II Semana de Relações Internacionais UNIFESP-UFABC visa consolidar a experiência de ambas as instituições no campo de ensino, pesquisa e extensão em Relações Internacionais que, desde a instalação dos cursos nas cidades de São Bernardo do Campo e de Osasco, no estado de São Paulo, tem gerado parcerias institucionais de porte significativo. 

Entre os projetos desenvolvidos conjuntamente pela UFABC e UNIFESP, importante referir a realização da I Semana de Relações Internacionais UFABC/UNIFESP, em São Bernardo do Campo entre os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2015. Esta proposta visa a dar continuidade a essa iniciativa específica, evento que congregou pesquisadores nacionais e estrangeiros do campo das Relações Internacionais e áreas correlatas, além de pesquisadores, docentes e discentes das duas universidades federais e de outras Instituições de Ensino Superior. 

O tema escolhido para a segunda edição da Semana de Relações Internacionais UFABC/UNIFESP é “O BRASIL E A (DES)ORDEM INTERNACIONAL". O objetivo é apresentar uma interpretação sobre como o Brasil se articula na arena internacional e como essa atuação inovadora impacta nas nossas relações com os Estados Unidos da América. Partindo do pressuposto de uma ordem global cada vez mais multipolar, países latino-americanos têm buscado caminhos diferentes em termos de atuação global em face dos caminhos traçados por Washington para a nossa região. É possível notar, assim, um aumento de autonomia na atuação internacional de países latino-americanos, movimento influenciado pelo crescimento econômico verificado no contexto da alta de preços de alimentos e minérios no mercado internacional. 




Comissão Organizadora 

Prof. UFABC Antonio Marcos Roseira;
Prof. UNIFESP Antônio Roberto Espinosa;
Profa. UNIFESP Fabia Fernandes Carvalho Veçoso;  
Profa. Unifesp Ismara Izepe De Souza;
Profa. UNIFESP Karen Fernandez Costa;
Profa. UNIFESP Marina Gusmao De Mendonça;
Prof. UNIFESP Osmany Porto De Oliveira;
Anna Ramalho - Graduanda em RI e membro do Centro Acadêmico de RI da UNIFESP;
Cauê Fernandes -Graduando em RI e membro do Centro Acadêmico de RI da UNIFESP;
Marcela Franzoni - Bacharel em RI pela UNIFESP e mestranda do programa San Tiago Dantas;
Matheus Modina - Graduando em RI e membro do Centro Acadêmico de RI da UNIFESP.

       Extras:
           Artes visuais dos logotipos do evento:
           Cauê Fernandes.

           - Construção e alimentação do blogue do evento:
           Otávio Dias de Souza Ferreira.